CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 29/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Visita na localidade Vazante do Curu promove avanços na agricultura e pecuária em Canindé

No último sábado 27, uma equipe composta por técnicos da Ematerce e da secretaria de agricultura, juntamente com autoridades locais, realizou uma visita técnica à localidade Vazante do Curu, em Canindé. O objetivo da visita foi acompanhar de perto o desenvolvimento da área de plantio de algodão e promover a entrega de produtos biológicos essenciais para o cultivo.

Entre os presentes estavam Valéria Ramos e Marcos Makeison, representantes da Ematerce, o técnico da secretaria de agricultura Hélio, e o Secretário de Agricultura de Canindé, Nilberto. Juntos, eles discutiram estratégias para otimizar o cultivo do algodão na região, visando revitalizar uma atividade que já foi fonte de grande prosperidade para a comunidade.

Além das orientações técnicas sobre o plantio do algodão, a visita também foi uma oportunidade para promover a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A equipe aproveitou o momento para conscientizar os produtores sobre a importância da imunização do rebanho, visando garantir a saúde dos animais e a qualidade dos produtos pecuários da região.

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, juntamente com as Entidades Parceiras, reafirmaram o compromisso de trazer de volta o "Ouro Branco", como é conhecido o algodão, que tanto contribuiu para a economia local no passado. A iniciativa busca não apenas resgatar tradições, mas também promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária em Canindé, proporcionando mais oportunidades e qualidade de vida para os agricultores e pecuaristas da região.

#Agricultura 19/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Evento do Dia de São José

Nesta terça-feira (19/3) Dia de São José, a prefeita Rozario Ximenes esteve em Chorozinho (CE) participando do evento estadual para agricultoras e agricultores cearenses.

Durante a solenidade o governador Elmano de Freitas anunciou investimento de R$ 1,434 bilhão para o desenvolvimento rural no Ceará, entrega de títulos de terra, refrigeradores verticais e outros maquinários para o povo do campo.

Rozario Ximenes assinou termo de fomento para projetos de abastecimento d'água no município.

#Agricultura 13/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita Rozário Garante Hora De Trator

O Programa Hora de Trator ajuda no preparo do solo por meio da mecanização agrícola em pequenas propriedades rurais para o cultivo dos produtos da agricultura familiar.

Nessa terça-feira (12/3) a Prefeita Rozário Ximenes esteve reunida com os proprietários dos tratores responsável pelo serviço e ratificou as ações do Programa, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

O programa Hora de Trator faz parte das ações da Prefeitura de Canindé para valorizar o homem do campo e fortalecer a agricultura familiar, com início todos os anos no mês de março.

#Agricultura 05/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores de Canindé recebem sementes do hora de plantar

Nessa segunda-feira (05), a Prefeitura Municipal de Canindé deu início à entrega de sementes do programa Hora de Plantar, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, realizada em parceria com a Ematerce, Secretaria de Agricultura, sindicatos rurais e movimentos sociais.

Cerca de 3 mil agricultores e agricultoras do município serão beneficiados com os grãos: Milho (10kg), feijão(5kg) e sorgo (10kg) fortalecendo a agricultura local, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a segurança alimentar da comunidade.

A iniciativa reflete o compromisso do poder público estadual e municipal em apoiar os produtores rurais, proporcionando-lhes condições mais favoráveis para o cultivo e a preservação de suas atividades agrícolas.

?? Atenção ao calendário:

Dia 5/2: Capitão Pedro Sampaio e Bonito

Dia 6/2: Salitre, Vazante do Curú e Ipueira dos Gomes

Dia 7/2: Esperança e Targinos

Dia 8/2: Iguaçu e Ipú Monte-Alegre

Dia 9/2: Caiçara e Canindé rural

Dia 15/2: Retardatários

Endereço: Trav. Presidente Juscelino, n° 186 - Bairro Alto Guaramiranga

#Agricultura 31/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé abre edital para credenciamento de agricultores familiares e entidades socioassistenciais

A Prefeitura Municipal de Canindé, abriu o Edital de Chamada Pública nº 004/2023, com o objetivo de credenciar agricultores familiares e entidades socioassistenciais locais para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de compra com doação simultânea.

O PAA é um programa do Governo Federal que tem como objetivo promover a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, incentivando a produção local e promovendo o acesso a alimentos de qualidade para a população, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para participar do credenciamento, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

Ser agricultor familiar, conforme definido na Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006; ou

Ser entidade socioassistencial, conforme definido na Lei Federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

Os documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no Edital de Chamada Pública nº 004/2023, que pode ser acessado no link abaixo.

#Agricultura 06/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Cadastro da agricultura familiar: agricultura de Canindé apta a emitir a certificação

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi instituído pelo Decreto Nº 9.064, de 31 de maio de 2017, que regulamenta a Lei da Agricultura Familia para o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar e qualifica os empreendimentos familiares rurais.

O CAF substituirá a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para fins de acesso às ações e às políticas públicas destinadas à Unidade Familiar de Produção Agrária e aos empreendimentos familiares rurais.

A Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos (SARH) foi habilitada junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para emitir o cadastro.

A Prefeita Municipal, Rozario Ximenes, afirmou durante a entrega da primeira certidão, que a CAF é uma espécie de "carteira de identidade do agricultor", e a emissão aqui em Canindé é um importante avanço para os agricultores.

Participaram da entrega da CAF 01, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, vereadores e o secretário da SARH, José Holanda.

Dúvidas e orientações pelo WhatsApp: (85) 99129.2951.

#Agricultura 15/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS IV Festeja Canindé: quadrilhas, oficinas, palestras e feiras

Com programação bem diversificada, contando com festival regional de quadrilhas, oficinas, exposições, palestras e feiras, o IV ARRAIÁ FESTEJA CANINDÉ acontece nos dias 14 e 15 de julho, na praça Doutor Aramis.

Dentro da programação acontece a etapa Ceará Junino Sertões de Canindé com a participação de quadrilhas juninas de Boa Viagem, Madalena, Itatira, e claro, Canindé.

A prefeita municipal, Rozario Ximenes, esteve na abertura dos festejos que aconteceu na noite desta sexta-feira (14/7), acompanhada pelo vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos, e o presidente da Fundação de Cultura, Romulo Laurenio.

Realização: Instituto Vida Melhor Apoio Institucional: Prefeitura de Canindé.

#Agricultura 06/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Visita técnica no abatedouro de Pedra Branca

Nesta quarta-feira (05/07), uma equipe da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SARH) realizou visita técnica ao Abatedouro Público Municipal de Pedra Branca com o objetivo de atualizar os conhecimentos técnicos sobre o fluxo de abate e obter uma melhor compreensão das condições higiênico-sanitárias ideais para abatedouros.

A equipe da SARH estava composta pelo Secretário José Holanda, Subsecretário José Almir, os Médicos Veterinários Inti Rodrigues (Fiscal do SIM) e Viturino Veras (RT do abatedouro de Canindé), o Gerente Administrativo do Abatedouro, Antônio Cruz, além de outros funcionários do Abatedouro Público de Canindé.

Essa visita proporcionou uma troca de conhecimentos valiosa e uma melhor compreensão das práticas e padrões de qualidade em abatedouros.

Agradecemos a gestão municipal de Pedra Branca em nome de Bruno Benevides e Mateus Carvalho.

#Agricultura 20/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Canindé anuncia programação da Feira da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Canindé divulgou na manhã desta terça-feira (20/6), em coletiva de imprensa, a programação da Feira da Agricultura Familiar - FAFC 2023 que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Parque de Exposições Clerton Facundo.

Durante a coletiva a prefeita municipal, Rozário Ximenes, junto ao vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos, e o secretário da agricultura, José Holanda, reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de ações efetivas para a agricultura familiar de nosso município.

A FAFC 2023 é realizada em parceria com o Instituto Vida Melhor e abre a programação do mês de aniversário do município com venda de produtos orgânicos e festival de quadrilhas juninas (Ceará Junino).

#Planejamento 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita Rozário Ximenes ouve demandas e fortalece agricultura familiar

Uma administração que valoriza a participação popular realiza seminários nas comunidades. Neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de junho, a Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, visitou os distritos de Ipú Monte-Alegre e Bonito. O objetivo da prefeita é dialogar com a comunidade, ouvindo suas necessidades e buscando melhorias para os trabalhadores rurais, além de fortalecer a agricultura familiar no município.

Acompanhada por Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito), Chico Justa e Priscila Magalhães (vereadores), Paulo Italo (assessor do governo do estado) e Kledeon Paulino (secretário de Educação), a prefeita liderou a comitiva, demonstrando o compromisso da administração em promover um diálogo direto com os cidadãos e entender suas demandas. Essa iniciativa reforça o compromisso em governar com base nas necessidades reais da população.

Os seminários nas comunidades são uma importante ferramenta para aproximar a gestão municipal das áreas rurais, permitindo um intercâmbio de ideias e a identificação de projetos e ações que atendam às necessidades específicas do campo. O fortalecimento da agricultura familiar é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do município, garantindo a geração de renda e qualidade de vida para os agricultores e suas famílias.

Com a realização desses seminários, a Prefeita Rozário Ximenes demonstra sua determinação em governar com transparência, participação e foco no bem-estar da comunidade canindeense. Ouvir e dialogar com o povo é essencial para construir uma cidade cada vez mais próspera e justa para todos.

#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Município participa de seminário do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, João Paulo Ribeiro, participou na quarta-feira (29) do Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios cearenses e teve como objetivo o planejamento do PAA para sua execução em 2023.

#Agricultura 20/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita Rozário Ximenes participa de evento ao lado do governador Elmano de Freitas em Maranguape

No último domingo (19), a Prefeita Rozário Ximenes esteve presente em um importante evento em Maranguape, ao lado do governador Elmano de Freitas, assessora especial do ministro da educação Janaína Farias, vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, presidente da câmara Karlinda Coelho, secretário de agricultura João Paulo, professor Marcos Coelho e o deputado federal José Guimarães.

A solenidade foi em homenagem ao Dia de São José e contou com a entrega de diversos maquinários para os municípios, abastecimentos de água e projetos produtivos, que irão beneficiar diretamente a população do Ceará.

"Ao participar deste evento ao lado do governador e de outras autoridades, reforçamos nosso compromisso em trabalhar em parceria para o bem do nosso povo. A entrega desses maquinários e projetos produtivos é um grande avanço para a nossa região e com certeza irá gerar mais desenvolvimento e oportunidades para a nossa população", afirmou a prefeita Rozário Ximenes.

A gestão municipal tem trabalhado incansavelmente em busca de melhorias e desenvolvimento para a cidade, e a parceria com o governo do estado é fundamental para a realização de grandes projetos e ações em benefício da população.

#Agricultura 17/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Sarh solicita demanda de cisternas

A Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos - SARH está solicitando o envio de demandas para cisternas de primeira água e poços profundos até o dia 15/04. O comunicado foi feito pelo vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, pelo secretário de Agricultura João Paulo Ribeiro e pelo assessor José Almir.

De acordo com eles, a solicitação de demanda é dirigida aos presidentes de associações, que devem enviar o diagnóstico o quanto antes para atendimento das famílias de sua comunidade.

#Abastecimento 01/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de agricultura de Canindé ocupará vice-presidência do comitê da Bacia do Curu

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curú realizou nesta terça-feira (28/2) sua 36ª Reunião Extraordinária, no IFCE de Canindé, e teve como pauta única a eleição da diretoria do colegiado para o mandato 2023-2025.

A reunião contou com a presença de 39 instituições membros, que analisaram e votaram na chapa registrada para o processo eleitoral por meio de voto aberto, com a seguinte composição.

Presidente - Conceição Gomes

Vice-presidente - João Paulo Ribeiro

Secretário - Antônio Alzemar

Secretário adjunto - Tiago Azevedo

Nossos parabéns ao Secretário de Agricultura de Canindé, Joao Paulo Ribeiro, eleito vice-presidente do Comitê, e sucesso a nova diretoria.

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé adere à garantia safra

A Prefeita Municipal, Rozario Ximenes, assinou nesta manhã (10/02) a adesão ao Programa Garantia Safra 2022-2023, ao lado do governador Elmano de Freitas, vice-governadora Jade Romero, secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e demais autoridades.

O Programa Garantia Safra é uma política pública que visa garantir um benefício social de uma renda mínima, por tempo determinado, aos agricultores familiares do semiárido que tenham perdido sua safra por causa da seca ou excesso hídrico.

#garantiasafra

#Agricultura

#agricultores

#Agricultura 09/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Município pretende homologar inscrições do garantia safra

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos, iniciou dia 26 de setembro, as inscrições do Garantia Safra 2022/2023. O prazo para cadastramento já se encerrou, praticamente. O atendimento aos trabalhadores rurais aconteceu nos distritos e localidades da Zona Rural.

O desempenho no processo de cadastramento dos produtores rurais foi avaliado como muito exitoso, graças ao apoio da Prefeita Rozário Ximenes e de seu vice-prefeito Ilomar Vasconcelos:

68 locais de cadastramento, mais de 300 comunidades atendidas, 3.561 cadastros realizados (até 8/11).

A Secretaria da Agricultura, como próxima etapa, quer homologar os cadastros no começo do mês de dezembro, informou o secretário João Paulo Ribeiro, lembrando que tudo será concordado com o CMDS e instituições parceiras.

#garantiasafra

#inscrições

#Agricultura

#produtoresrurais

#Agricultura 07/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Reservatórios de Canindé recebem peixamento

Para fortalecer a atividade da piscicultura, a Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos - SARH, recebeu 80 mil alevinos de tilápias e outras espécies, para o peixamento dos açudes do município.

De acordo com o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, que representou a Prefeita Rozário Ximenes, "ação como essa é considerada de relevante importância para o município; pois, estimula a produção, o consumo de peixe e a melhoria da qualidade de vida e renda das famílias agricultoras; garantindo alimentação saudável, fortalecimento econômico para as famílias de baixa renda, principalmente as que residem nas comunidades rurais que dependem do açude para sobreviver".

O Secretário João Paulo Ribeiro informou que "o peixamento beneficiará 43 reservatórios espalhados em 9 distritos". O vereador Júnior Melo representou a Câmara Municipal.

#Peixamento

#pescadores

#acudes

#Agricultura 04/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Solenidade entrega títulos da terra, trator e tem assinatura de ordem de serviço

Com a participação da Prefeita Rozário Ximenes, dos Secretários estaduais - Nelson Martins (Relações Institucionais) representando a Governadora Izolda Cela, Ana Tereza (SDA), Francisco De Assis Diniz (ex-secretário da SDA), dos deputados João Jaime, Moisés Brás, José Guimarães; Gracinha Pedrosa (superintendente adjunta IDACE), Antônio Amorim (presidente EMATERCE), Karlinda Coelho (presidente CMC), Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito), João Paulo Ribeiro (secretário SARH), Eltin (presidente do STR), o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Canindé entregaram títulos da terra, trator e assinaram a Ordem de Serviço do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.

A solenidade aconteceu nessa sexta-feira (3) no centro franciscano de eventos. Muitas autoridades, políticos, vereadores, secretários municipais, gestores estaduais, lideranças comunitárias e convidados, estiveram participando.

#Agricultura 29/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé beneficiado com trator

Neste sábado (28), a Prefeita Rozário Ximenes, ao lado do deputado estadual João Jaime e do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, recebeu do Governo do Estado um trator para o município.

A entrega da máquina foi feita pela governadora Izolda Cela, como parte da Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará aos municípios.

A cerimônia aconteceu na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza.

O evento contou ainda com a presença da Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa de Carvalho, do Secretário municipal de Agricultura João Paulo Ribeiro, seu sub, José Almir e de Paulo Italo (assessor de projetos).

#tratoresagricolas

#Agricultura

#agriculturafamiliar

#Agricultura 27/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Inaugurada sala de inspeção municipal; assinada ordem de serviço para reforma do abatedouro público

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é responsável pela realização da fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento de origem animal.

O S.I.M. promove benefícios à comunidade, pois realiza a inspeção, registro e fiscalização de agroindústrias que elaboram produtos de origem animal no munícipio, ocasionando o desenvolvimento rural através do aumento da renda do produtor rural.

Foi pensando no consumidor e também no produtor, que a Prefeita Rozário Ximenes inaugurou a sala do Sistema de Inspeção Municipal, que funcionará no prédio da Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos.

Na oportunidade, a gestora assinou a Ordem de Serviço para a reforma e adequação do abatedouro público, investimento de mais de 237 mil reais.

A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (26/05) com a participação do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, da presidente da Câmara Municipal - Karlinda Coelho, do Secretário da Agricultura - João Paulo Ribeiro.

Vários vereadores, secretários municipais, servidores, autoridades, lideranças comunitárias e convidados estiveram participando.

#DefesaCivil 18/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita assina decreto que assegura carro pipa

Após a Prefeita Rozário Ximenes assinar Decreto de situação de emergência municipal, a Defesa Civil Municipal confirmou que o Governo Federal autorizou a contração de18 caminhões pipa para abastecer as comunidades que continuam dependendo dessa modalidade de assistência devido a irregularidade da quadra invernosa.

Segundo informou Júnior Mourão, que é coordenador da Defesa Civil no município, os carros pipas percorrerão 10 distritos rurais, conforme comunidades que enfrentam a dificuldade de água potável, beneficiando 13.813 pessoas.

#carro-pipa

#zonarural

#Agricultura 17/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretário da agricultura participa de workshop regional sobre crédito fundiário

O Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - é uma Política Pública que oferece condições para que agricultores (as) e trabalhadores (as) rurais sem acesso à terra ou com pouca terra possam adquirir imóvel rural e realizar investimentos em condições subsidiadas.

Para executar e gerenciar o PNCF - Terra Brasil no Estado do Ceará, foi criada a Unidade Gestora Estadual - UGE do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA que gere o programa no estado, com apoio da Unidade Técnica Estadual - UTE.

Dessa forma, e com o objetivo de difundir o PNCF - Terra Brasil para esta região, foi realizado nesse dia 13 de maio em Canindé o Workshop Regional do PNCF - Terra Brasil do Estado do Ceará.

O Secretário da Agricultura João Paulo Ribeiro representou Canindé.

#Agricultura 13/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Governo municipal busca mais avanço rural

Representando a Prefeita Rozário Ximenes, o vice-prefeito lomar Vasconcelos esteve na Secretaria de Desenvolvimento

Agrário - SDA, ao lado do secretário João Paulo Ribeiro.

Os dois foram recebidos pela secretária Ana Teresa, e trataram de uma pauta que visa mais avanço para o setor rural do município:

1- Peixamento dos nossos reservatórios.

2- Silagem.

3- Aquisição de um trator para a secretária de agricultura.

4- Hora de plantar ( ampliação da demanda)

5- Projetos São José água e produtivo!

#sdaceara

#sarh

#governodiferente

#Agricultura 17/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura compra transformador para substituir o furtado

A Prefeitura de Canindé teve que trabalhar rápido para não prejudicar o abate de animais. Para tanto, adquiriu um novo transformador.

Durante o feriado a Prefeita Rozário Ximenes lamentou muito o furto do transformador que fornece energia para o abatedouro público do município.

O novo equipamento foi reposto ainda no sábado.

#Agricultura 16/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Furtado transformador que fornece energia para abatedouro

A Prefeita de Canindé lamentou muito o furto do transformador que fornece energia para o abatedouro público do município.

Segundo Rozário Ximenes, os criminosos além de levarem o transformador elétrico, ainda podem deixar a população sem carne nesse domingo.

As autoridades esperam que imagens de câmeras de segurança possam ajudar a identificar os ladrões, como tambem esperam informações de populares.

A Prefeitura Municipal tenta resolver o quanto antes, mas por enquanto, pede um pouco de paciência da população.

#Agricultura 08/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Visita em área plantada com algodão

O vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, representando a Prefeita Rozário Ximenes, visitou o assentamento Carnaubal, ao lado do secretário João Paulo e técnicos da Secretaria da Agricultura, em uma área de plantação de algodão.

Essa experiência da retomada do cultivo do algodão é uma iniciativa do Governo Municipal.

O pensamento da administração é garantir apoio e incentivos aos agricultores que estão retomando o cultivo.

#retomadadoalgodão

#Agricultura 17/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Núcleo de Canindé prepara titulação em 2 assentamentos

O Programa Titula Brasil, Núcleo Canindé, prepara a titulação nos assentamentos Lagoa Verde e Suissa, zona rural do município.

O Secretário da Agricultura e Recursos Hídricos - João Paulo Ribeiro, representando a Prefeita Rozário Ximenes, recebeu o Coordenador do programa no Ceará, Heliel Saraiva.

Para o coordenador a nível de município, Nilberto Nunes, a parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através dessa ferramenta, vai figurar como uma oportunidade para que Canindé atue com a regularização fundiária junto ao instituto na titulação de assentamentos e áreas públicas rurais da União.

#titulabrasil

#governodiferente

#Agricultura 03/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita entrega sementes de algodão

Um dia após autorizar o pagamento e dar folga aos servidores na quarta-feira de cinzas, a Prefeita Rozário Ximenes manteve sua agenda. Nessa data, 02/03, a gestora entregou sementes de algodão aos produtores. Ela estava acompanhada do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos,

Os grãos foram adquiridos com recursos da prefeitura.

Além das sementes, inseticidas, assistência técnica e o preparo das terras, fazem parte do programa, segundo informou o Secretário de Agricultura João Paulo Ribeiro.

A entrega das sementes aconteceu no Parque de Exposições de Canindé, José Clerton Facundo.

Osvaldo Magalhães - Ematerce, os vereadores Júnior Melo e Edinaldo Lourenço (representando a Câmara Municipal), participaram.

#retomadadoalgodao

#Agricultura

#governodiferente

#prefeituradecaninde

#FolhaDePagamento 14/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 300 agricultores começam a receber pagamento do garantia Safra 2020/2021; veja lista

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, divulgou mais uma lista complementar de liberação do pagamento do garantia Safra 2020/2021.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura, João Paulo Ribeiro, o pagamento iniciou hoje, dia 14 de fevereiro com o final do NIS 1. No dia 15/02 NIS 2, 16/02 NIS 3, e sequencialmente.

Cada agricultor da lista receberá R$ 850,00 em parcela única.

#Agricultura 11/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Governo municipal busca programa para área da pecuária

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos participou nesse dia 10/02, de uma reunião com representantes do Banco do Nordeste, com o intuito de discutir ações na área da pecuária bovina de leite.

Segundo João Paulo Ribeiro, a ideia é um programa especifico para o setor.

Além da equipe técnica da SARH, alguns criadores, participaram.

#Agricultura 08/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores recebem sementes do programa hora de plantar

Mais uma vez os agricultores de Canindé estão sendo um dos primeiros do Ceará a receberem as sementes do Programa Hora de Plantar.

Na manhã dessa terça-feira, 08/02, ao lado do gerente da EMATERCE, Osvaldo Magalhães, a Prefeita Rozário Ximenes participou do iniciou da entrega dos grãos.

O vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, o secretário da Agricultura - João Paulo, o chefe de gabinete da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Bartolomeu Cavalcante, e Júnior Melo - representando a Câmara de vereadores, participaram.

São quase 30 mil quilos de sementes, entre milho, feijão e sorgo, beneficiando mais de 1.600 agricultores - cada um recebe: 10 kg de milho, 10 de sorgo e 5 kg de feijão.

#Agricultura 07/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé entrega sementes do programa hora de plantar 2022

O Programa Hora de Plantar é uma parceria da Prefeitura de Canindé com o Governo do Ceará.

Executado pela EMATERCE, o programa recebe o apoio da Secretaria da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, sindicato dos trabalhadores rurais, sindicato dos produtores rurais e as duas federações das associações.

A Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes participa na manhã dessa terça-feira, 08 de fevereiro, do início da entrega das sementes em 2022.

O evento acontece na sede da EMATERCE, que fica localizada no bairro São Mateus - Canindé, conforme calendário divulgado nas mídias sociais da SARH, reforça o secretário João Paulo:

DIA 8/02 - CAPITÃO PEDRO SAMPAIO E BONITO

DIA 9/02 - SALITRE, VAZANTE DO CURU, IPUEIRA DOS GOMES

DIA 10/02 - ESPERANÇA E TARGINOS

DIA 11/02 - IGUAÇU E IPÚ MONTE-ALEGRE

DIA 14/02 - CAIÇARA E CANINDÉ RURAL

DIAS 15 E 16/02 - RETARDATÁRIOS

Foto: Arquivo da entrega em 2021

#Agricultura 26/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura lança programa hora de trator

O Programa Hora de Trator ajuda no preparo do solo por meio da mecanização agrícola. As pequenas propriedades recebem o apoio que merecem e alcançam a produtividade que precisam, com grande estímulo para as culturas de subsistência de sequeiro (milho, feijão e mandioca).

Nessa terça-feira (25) na comunidade de Poço da Pedra, zona rural do município, a Prefeitura de Canindé, representada pela Prefeita Rozário Ximenes lançou o Programa, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

Além do secretário João Paulo Ribeiro, estavam o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, gerente da Ematerce Canindé, Oswaldo Magalhães, vereadores Evelton Xavier, Júnior Melo, e agricultores.

#prefeituradecaninde

#governodiferente

#Agricultura 21/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Confira lista de agricultores que precisam regularizar cadastro do garantia-safra 2020/2021

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, divulgou uma lista de agricultores que precisam atualizar o cadastro do garantia safra 2020/2021 para liberação do pagamento do benefício. Segundo o secretário João Paulo Ribeiro, alguns beneficiários encontram-se com pendência de NIS no cadastro.

É necessário apresentar o RG, CPF, NIS e Dap do beneficiário para a resolução da pendência.

Qualquer dúvida entrar em contato Whatsapp.

(85) 9 9270-2134

SEGUE ABAIXO LINK PARA A CONSULTA DA LISTA.

#Agricultura 12/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Garantia-safra autoriza pagamento para mais de 568 agricultores familiares

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria municipal da Agricultura e Recursos Hídricos, divulgou a segunda lista de familiares para receber o benefício do Programa Garantia Safra 2020/2021.

A confirmação foi feita por João Paulo Ribeiro, secretário da pasta.

O abono de 850 reais será pago a partir do dia 18/01, conforme calendário do Auxílio Brasil e terminação do 'NIS'.

Para conferir a relação contendo 568 nomes basta acessar link

#Agricultura 13/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Governo municipal anuncia Garantia Safra 2020/2021

A Prefeitura de Caninde, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos hídricos, anunciou oficialmente a liberação do pagamento do Programa Garantia Safra 2020/2021.

Em nome da Prefeita Rozário Ximenes, João Paulo Ribeiro (secretário) confirmou que na primeira lista constam 1.258 nomes.

Do dia 10 a 23/12, circulará mais de 1 milhão de reais em Canindé.

Os agricultores beneficiados receberão 850 reais, em parcela única, conforme o calendário do Programa Auxílio Brasil.

Os pagamentos acontecerão na Caixa Econômica e lotéricas.

Outra informação do gestor, foi que uma segunda lista deve ser liberada em Janeiro, pois no geral existem 2.457 agricultures aptos à receber. Dessa forma, a lista número 2 deve constar mais 1.199 nomes.

O gerente da EMATERCE, Oswaldo Magalhães e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Heltin, participaram da entrevista coletiva, nessa segunda-feira (13), no prédio da SARH.

#Agricultura 16/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Programa de desenvolvimento territorial

O Secretário de Agricultura João Paulo Ribeiro, em nome da Prefeita Rozário Ximenes, participou hoje 16/11 no auditório da CDL - da reunião do CGT, que teve como pauta o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO BANCO DO NORDESTE - PRODETER, com a finalidade de elaboração do PAT - PLANO DE ACAO TERRITORIAL.

O PRODETER tem a prioridade de apoiar a cadeia produtiva da BOVINOCULTURA de leite, integrando a assistência técnica, financiamento e infraestrutura.

Participaram, além de Canindé, Paramotí, Itatira, Apuiarés e General Sampaio, municípios que fazem parte do CGT dentro do Programa.

#Abastecimento 11/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura e Funasa entregam 18 sistemas de abastecimentos de água

A Prefeitura de Canindé, o Programa Saneamento Brasil Rural do Governo Federal, executado pela Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, a Defesa Civil municipal, entregam hoje 18 sistemas simplificados de abastecimento de água, beneficiando mais de 1000 famílias.

A inauguração simbólica, que aconteceu na vila Jacurutú, foi feita pela Prefeita Rozário Ximenes, vice-prefeito Ilomar Vasconcelos e a Superintendente - adjunta da FUNASA no Ceará, Alexandra Dias.

Vários vereadores participaram: Chico Justa, Edinaldo Lourenço, Sandra Cordeiro, Giovani Lira, Sargento Nascimento, Manoel Deodato, Tatiana Uchôa, Priscila Magalhães, Raimundo Alves e Karlinda Coelho (presidente).

Um grupo de secretários municipais, diversos presidentes de associações e lideranças comunitárias, também prestigiaram a solenidade - eles agradeceram a chegada dos benefícios.

#Agricultura 10/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Renovação do garantia safra

A Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, por meio do secretário João Paulo Ribeiro, convida os agricultores para comparecerem na Ematerce ou Sindicatos Rurais para a renovação do Garantia Safra até o dia19 de novembro.

Dúvidas podem procurar a Secretaria de Agricultura portando seu CPF e conferir seus dados. Estando com a DAP em dia, basta se dirigir à Ematerce ou Sindicatos.

#prefeituradecaninde

#DefesaCivil 06/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Concluída instalação de poços

O coordenador da Defesa Civil municipal compareceu na sala da assessoria de comunicação, nessa quarta-feira (6), e confirmou que foi concluída a instalação dos 15 poços em Canindé.

Os equipamentos levarão água e minimizarão a crise hídrica na zona rural, beneficiando dezenas de famílias das comunidades:

Beira-rio, Vila Libânio, Madeira Cortada, Campo de Aviação, Carnaúba dos Arrudas, Fazenda Cruz, Olho D'água Seco, Ingá dos Santiagos, São Roberto, Piedade, Sítio oitis; Assentamentos: Ypiranga, Jacurutú, Jacurutú agrovila e Jacurutú estaca mil.

Júnior Mourão agradeceu o apoio da Prefeita Rozário Ximenes (prefeitura) e demais parceiros institucionais: FUNASA, Governo Federal, Governo do Estado, Câmara Municipal.

#Agricultura 06/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Escritório do Idace em Canindé

Reunião do Vice-Prefeito Ilomar Vasconcelos, representando a Prefeita Rozário Ximenes, com o articulador regional do IDACE, Glayson Guimarães, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eltin Sousa, e do Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município, João Paulo, tratou sobre o fortalecimento do escritório do IDACE, regulamentação de pendências e entrega de títulos agrários, através do programa de regularização fundiária do estado do Ceará.

#Agricultura 17/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Construção do centro de comercialização da agricultura familiar

Modos criativos e eficientes de comercializar são mais do que bem-vindos. Nesta perspectiva a Prefeitura de Canindé e o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, resolveram dar um passo importante para estimular que agricultores familiares de todo o município possam ganhar um aliado na venda de seus produtos.

Foi assinado nessa sexta-feira (17) a liberação do projeto para a construção do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar.

O evento aconteceu no gabinete do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, com a participação da Prefeita Rozário Ximenes, secretário da SDA, De Assis Diniz, deputados Moisés Braz, José Guimarães (autor da emenda), secretário municipal da agricultura, João Paulo Ribeiro, parlamentares, Giovane Lira, Priscila Magalhães, Karlinda Coelho (presidente da CMC) e outras autoridades.

#Agricultura 17/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS 14 reservatórios de canindé recebem peixamento

Foi pensando em gerar negócios, ocupação e renda aos pescadores artesanais, que o Governo Municipal acolheu mais uma ação parceira do Governo do Estado.

Nessa sexta-feira (17), o projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 desembarcou em Canindé para realizar a entrega de 70 mil alevinos (tilápia e tambaqui) nos principais açudes e barragens do município. Ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, beneficiará 14 reservatórios.

A solenidade de lançamento ocorreu no açude São Mateus e contou com as presenças do secretário De Assis Diniz, do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, representando a prefeita Rozário Ximenes, secretário da agricultura, João Paulo Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal, Karlinda Coelho, vereadora Priscila Magalhães e outras autoridades convidadas.

#Agricultura 21/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Aberta feira de ovinos, caprinos e agricultura familiar

Trabalhar a visão empreendedora da ovinocaprinocultura e da agricultura familiar, buscando incentivar os produtores por município.

Assim, a Prefeita Rozário Ximenes,

ao lado do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, abriram a 16ª Feira Anual de Ovinos, Caprinos e Agricultura Familiar de Canindé (21 e 22/8), no Parque de Exposição José Clerton Facundo Bezerra.

Exposições, palestras, seminários, artesanato, homenagem aos vaqueiros, apresentações culturais, são algumas das ações da programação.

A FEOCAF acontece com todo cuidado e higiene necessária. João Paulo Ribeiro (SARH) reforça a obrigação do uso de máscara.

Secretários municipais, vereadores, autoridades e convidados estão participando.

#Agricultura 19/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Preparativos finais para feira de ovinos, caprinos e agricultura familiar

A Secretaria municipal da Agricultura e Recursos Hídricos e seus parceiros estão cuidando dos preparativos finais da 16ª Feira Anual de Ovinos, Caprinos e Agricultura Familiar de Canindé, no Parque de Exposição José Clerton Facundo Bezerra, com todo cuidado e higiene necessária, segundo vem divulgando o secretário João Paulo Ribeiro, inclusive lembrando que o uso de máscara é obrigatório.

#Abastecimento 13/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Inaugurado sistema de abastecimento de água na zona rural de Canindé

A Prefeita Rozário Ximenes, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, o deputado estadual João Jaime, participaram da inauguração do sistema de abastecimento de água na zona rural de Canindé.

Francisco De Assis Diniz, Secretário de Desenvolvimento Agrário, representou o Governador Camilo Santana.

Construído pelo o Governo do Estado, o equipamento vai beneficiar 121 famílias das comunidades de Santa Luzia I e II. O deputado José Guimarães teve compromissos de agenda e enviou mensagem através de vídeo. O Secretário da SARH municipal, João Paulo Ribeiro, vereadores, autoridades e convidados participaram.

#Abastecimento 11/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita visita construção de sistema de abastecimento d'água

Acompanhada do vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos, do Secretário da Agricultura e Recursos Hídricos, João Paulo Ribeiro, das vereadoras: Karlinda Coelho (Presidente), Sandra Cordeiro, Priscila Magalhães; Edinaldo Lourenço e Geovane Lira, a Prefeita Rozário Ximenes visitou nessa quinta-feira (10), a construção do sistema de abastecimento de água das comunidades de Santa Luzia I e II, zona rural de Canindé.

#Abastecimento 07/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Iniciado sistema de abastecimento d'água na zona rural
#Planejamento 24/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita assina cooperação técnica com Incra

A Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, assinou na manhã dessa segunda-feira (24), Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Reforma Agrária, para a execução de atividades previstas no Programa Titula Brasil.

O Programa Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios.

Após a solicitação de adesão, a superintendência regional do Incra verifica se o município possui áreas federais e entra em contato com a Prefeitura para definir o plano de trabalho e formalizar o acordo de cooperação técnica para execução do Programa Titula Brasil.

Pelo Incra, assinou o Superintendente Regional do Ceará, Luiz Fernando Castro.

Participaram, o vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos, Secretário da Agricultura, João Paulo Ribeiro, além dos vereadores Júnior Castelo e Evelton Xavier.

#Agricultura 26/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Governo municipal paga segunda parcela do garantia safra

A Prefeitura de Canindé já realizou o pagamento da segunda parcela do Programa Garantia Safra 2020/2021, no valor de R$ 20.621,00. A informação foi confirmada pela Prefeita Rozário Ximenes.

De acordo com o Secretário de Agricultura João Paulo Ribeiro, compete ao município o pagamento de seis parcelas, totalizando o valor de R$ 123.726,00, aproximadamente, que se somarão às contribuições dos agricultores que fizeram a adesão ao Programa.

Com o pagamento da contribuição financeira, a gestão municipal está assegurando que os agricultores canindeenses, em caso de perda de safra igual ou superior a 50%, recebam o benefício no valor R$ 850,00 dividido em cinco parcelas.

#Agricultura 23/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé faz adesão ao garantia safra

Nessa quinta-feira (22) a Prefeita Rozário Ximenes assinou o Termo de adesão do Programa Garantia Safra 2020/2021.

O Secretário municipal da Agricultura, João Paulo Ribeiro e o Secretário adjunto, Almir Freitas, participaram desse momento importante para os produtores rurais.

#Agricultura 15/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Programa de aquisição de alimentos beneficia produtores de Canindé

A Prefeita Rozário Ximenes, o vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos e o Secretário da Agricultura, João Paulo Ribeiro, fizeram questão de conferir de perto o início da compra dos produtos do PAA.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidade básica incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses objetivos o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e faz a doação simultânea às entidades cadastradas (conforme critérios), visando garantir uma melhor segurança alimentar e nutricional.

O Coordenador municipal, Raimundo Café, disse que para 10 produtores e seus variados projetos serão disponíveis 32 mil reais.

O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania.

A vereadora Priscila Magalhães, representou a Câmara Municipal.

#Abastecimento 24/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Associações de Canindé estão elegíveis e podem ser beneficiadas pelo São José Iv

No dia 19 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário torna público o resultado preliminar do edital de abastecimento d´água do Projeto São José IV.

O documento apontou 50 entidades classificadas e 98 entidades elegíveis, com a possibilidade de disputarem investimentos do Edital No. 02/2020.

Em novembro de 2020, o governador Camilo Santana lançou o PSJ IV.

A Prefeita Rozário Ximenes, Ilomar Vasconcelos (Vice-prefeito) e João Paulo Ribeiro (Secretário da Agricultura), comemoram o resultado preliminar pois, Canindé teve uma quantidade considerável de associações elegíveis que podem ser beneficiadas com sistemas de abastecimento de água.

#Agricultura 06/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé lança programa hora de trator

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos, lançou nesse dia 05, o Programa Hora de Trator.

Visando o apoio na preparação das terras para o plantio, serão disponibilizadas mais de 1.500 horas à 62 associações que apresentaram suas demandas - o lançamento foi no assentamento Ipueira da Vaca.

Ao lado do secretário da agricultura, João Paulo Ribeiro, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, representou a Prefeita Rozário Ximenes.

#Agricultura 01/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé assina 1º contrato do fundo de desenvolvimento da agricultura familiar

Buscando meios para o fortalecimento do trabalho das famílias no campo, a Prefeitura de Canindé participou da liberação do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - FEDAF, que aconteceu na agência do Banco do Nordeste, oportunidade que houve a assinatura do primeiro contrato.

A Prefeita Rozário Ximenes foi representada pelo vice-prefeito Ilomar Vasconcelos.

Na ocasião foi realizada uma audiência virtual com os 26 agricultores que serão beneficiados, fruto de parceria do BNB, Secretaria Estadual de Agricultura, SDA, Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, com o próprio secretário João Paulo Ribeiro.

#Agricultura 22/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé retoma plantio de algodão

Nesse dia 19/02, no assentamento Sousa, na propriedade do propriedade do senhor Vando Lopes, a Prefeita Rozário Ximenes, simbolicamente, realizou plantio de algodão, marcando a retomada da cultura no município, fruto de uma parceira com a universidade federal do Cariri.

A Prefeitura esta´ dando incentivo do arado da terra até a assiste^ncia te´cnica.

Essa a´rea de UTD será inicialmente de um hectare - mas, serão produzidas sementes para 150 ha.

Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito), João Paulo Ribeiro (secretário), José Almir (adjunto) e técnicos agrícolas municipais, fizeram parte da comitiva.

#Agricultura 18/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Feira de animais será no parque de exposição

Em reunião ocorrida no Gabinete da Prefeita Rozário Ximenes nessa quarta-feira (17/02), com a participação dos feirantes de animais, ovinos, caprinos, suínos e bovinos, ficou acertado que eles passarão a realizar a feira no parque de exposição de Canindé.

Essa informação foi confirmada pelo Secretário de Agricultura, João Paulo Ribeiro, após receber autorização da Prefeita.

A comissão estava acompanhada do vereador Márcio Sousa. O também parlamentar, Geovane Lira, prestigiou encontro.

#Agricultura 09/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Entrega das sementes entra na segunda semana

Na manhã do dia 03/02, a Prefeita Rozário Ximenes, o Secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, João Paulo Ribeiro - secretário municipal de agricultura, Doutor Amorim - presidente da Ematerce, Onésimo Pereira - coordenador regional, entregaram de forma simbólica as sementes do Programa Hora de Plantar e lançaram o Programa municipal Hora de Trator.

Enquanto isso os agricultores recebiam as sementes no parque de exposição, conforme cronograma estabelecido.

Nesta segunda semana o calendário atende o Canindé rural, distrito de Capitão Pedro Sampaio e Ipueira dos Gomes.

A ideia do secretário João Paulo Ribeiro é reunir as instituições parceiras e estudar uma readequação no sistema de entrega.

#Agricultura 04/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé vai retomar a cultura do algodão A ideia do Governo Municipal é definir uma área para iniciar um plantio de 1 hectare
#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeita faz entrega simbólica de sementes e lança programa hora de trator

Na manhã dessa quarta-feira (3) a Prefeita Rozário Ximenes e o Secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, entregaram de forma simbólica as sementes do Programa Hora de Plantar e lançaram o Programa municipal Hora de Trator.

Também entregaram sementes: vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, João Paulo Ribeiro - secretário municipal de agricultura, Doutor Amorim - presidente da Ematerce, Onésimo Pereira - coordenador regional.

Prestigiaram cerimônia de entrega os vereadores: Karlinda Coelho (presidente CMC), Sandra Cordeiro e Chico Justa.

O secretário João Paulo informou que em média 2.800 agricultores são beneficiados com as sementes de milho e feijão.

#Agricultura 25/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Boletos do garantia safra serão entregues a partir desse dia 26

Aproveitando uma reunião de planejamento para definir toda logística de entrega das sementes do Programa Hora de Plantar, ocorrida na sexta-feira (22), o Secretário da Agricultura, João Paulo Ribeiro, informou que a partir dessa terça-feira, 26, começarão a ser entregues os boletos do Garantia Safra.

Para evitar aglomerações, devem comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura, apenas os presidentes de associações.

Os agricultores terão até 31/01 para realizar o pagamento dos boletos nas casas lotéricas.

#Agricultura 22/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Reunião planeja como serão entregues as sementes do hora de plantar

Aconteceu nessa sexta-feira (22) uma reunião de planejamento para definir toda logística de entrega das sementes do Programa Hora de Plantar.

Secretaria Municipal de Agricultura, EMATERCE (local da reunião), sindicatos e MST, estiveram participando.

Um dos desafios será entregar os grãos sem causar aglomerações, explicou o Secretário João Paulo Ribeiro e a representante da EMATERCE, Ruanny Monteiro.

Quando tudo estiver definido será divulgado com antecedência.

A Prefeita Rozário Ximenes foi representada por Ilomar Vasconcelos, vice-prefeito.

#Agricultura 14/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Município inicia entrega de raquetes de palmas

A Prefeitura de Canindé, em parceria com o Governo do Estado, deu início a entrega das raquetes de Palmas.

A Prefeita Rozario Ximenes foi representada pelo vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos.

Segundo secretário de Agricultura João Paulo Ribeiro, a ação faz parte do programa estadual Hora de Plantar.

Serão entregue mais de 130 mil raquetes de palmas aos produtores do município.

A Ematerce participa na parceria.

#Agricultura 11/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Entrega de palmas inicia nesta terça-feira 12

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, em parceria com o Governo do Estado, inicia nessa terça-feira (12), pelo assentamento Ipueira da Vaca, a distribuição de raquetes de Palmas Forrageiras.

A novidade foi divulgada pelo Secretário João Paulo Ribeiro, que disse ainda que a homologação do Programa Garantia Safra 2020/2021, vai acontecer na próxima quarta-feira (13), em reunião com CMDS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

#Agricultura 12/08/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé prepara retomada do cultivo de algodão

A Secretaria de Agricultura e Recurso Hídricos de Canindé - SARH, esteve nessa terça-feira (11), participando com seus técnicos do Dia de Campo e curso sobre tecnologias do cultivo do algodão e discussão sobre o programa de modernização da cultura da espécie no ceará.

O Secretário Roberto Lopes confirmou que ficou acertada a capacitação dos técnicos da ‘SARH', na unidade da EMPRABA, assim como a implantação de um campo experimental em Canindé para capacitar nossos futuros produtores, com o pacote tecnológico que permite produzir o 'ouro branco', como chegou a ser conhecido no sertão.

Instituições participantes:

Embrapa Algodão, SAN/ SEDET, ADAGRI, MAPA - Ministério da Agricultura.

Imagens cedidas pela SARH

#Agricultura 28/04/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de agricultura confirma peixamento no açude São Mateus

Para fortalecer a atividade da piscicultura, como deseja a Prefeita Rozário Ximenes, a Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, anunciou um novo peixamento no açude São mateus.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal, Roberto Lopes, junto ao Diretor Geral do DNOCS, José Rosilônio Magalhães de Araújo.

Essa, junto com a reividicação do reparo na parede do reservatório, foram feitas antes da quadra chuvosa.

A ideia é esperar passar a fase de sangria, receber os alevinos e coloca-los tanto no mateus, como no açude Sousa.

#Agricultura 27/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Diretor geral do Dnocs recebe demandas de Canindé

O novo Diretor Geral do DNOCS, José Rosilônio Magalhães de Araújo, recebeu em seu Gabinete, a Prefeita Rozário Ximenes. Solicitação de poços, instalação de outros, recuperação da parede do açude São Mateus, foram algumas das demandas levadas pela Gestora, que estava acompanhada pelo Secretário de Agricultura e Recursos hídricos, Roberto Lopes.

#Agricultura 20/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de Agricultura empossado no comitê do Curú

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Recursos Hidricos, empossou no Comitê da Bacia Hidrográfica do Curú, representando a Prefeitura de Canindé, o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hidricos, Roberto Lopes, em solenidade ocorrida dia 19 de fevereiro, na cidade de Pentecostes. O senhor Raimundo Nonato silva Araújo, ficou como suplente. Toda composição do comitê permanecerá até 2024.

#Agricultura 14/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de agricultura divulga lista de beneficiárias para receber cartões do fomento mulher

A Prefeitura de Canindé, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, divulga a lista das beneficiárias que assinarão contratos para receber o crédito Fomento Mulher. Ano passado o município conseguiu essa importante linha de crédito que vem impulsionando a vida de muitas trabalhadoras de áreas assentadas: Fomento Mulher. O Governo Municipal vem trabalhando muito para melhorar a condição de vida da população rural.

No geral, o município elaborou 860 projetos; muitos destes já chegaram nas mãos das beneficiárias.

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Roberto Lopes, anunciou na terça-feira (11), que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, liberou mais 240 contratos do crédito Fomento Mulher, linha criada especialmente para as mulheres assentadas. Agora, os técnicos da Prefeitura colhem as assinaturas, a Secretaria envia a Brasília, e, posteriormente, as mulheres beneficiadas receberão o ‘cartão’.

Graças a parceria da Prefeitura com Órgãos federais, mais de 4 milhões passaram a circular no município.

#Agricultura 12/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de agricultura anuncia mais 1,2 mi do fomento mulher

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Roberto Lopes, anunciou nessa terça-feira (11), que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, autarquia federal, liberou mais 240 contratos do crédito Fomento Mulher, linha criada especialmente para as mulheres assentadas. Por meio do investimento, a beneficiária pode acessar o valor de até R$ 5 mil, em operação única, para a implantação de projeto produtivo, individual ou coletivo, sob responsabilidade da mulher titular do lote.

Com o empenho dos técnicos do município, fruto de convênio assinado pela Prefeita Rozário Ximenes com o INCRA, nos próximos dias as beneficiárias irão receber e injetar no comércio local, 1,2 milhão, aproximadamente.

Ao todo, o município elaborou 860 projetos.

#Abastecimento 29/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS SAAE opera com sistema de ponteiras A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, vem somando forças para evitar um colapso total no açude São Mateus. Para tanto, foi contratado uma empresa especializada a realizar captação de água do subsolo. A execução do sistema de ponteiras, como é conhecido, é feita por meio da cravação de ponteiras filtrantes.
A água que é captada pelas ponteiras e transportada através de tubos coletores. Além disso, essa estrutura também conta com um sistema de bombeamento composto por um cilindro receptor, uma bomba a vácuo e uma centrífuga.

No processo executivo, as ponteiras são colocadas a pouca distância uma da outra. Isso permite que elas sejam ligadas a uma única tubulação, que, por sua vez, liga-se a um sistema de sucção de comprovada eficiência.

O Geólogo da empresa, Roberto Felismino, elogia esforço da Prefeita Rozário Ximenes e do Presidente, Chiquinho.
#Abastecimento 15/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé garante assento no comitê da Bacia do Curú Aconteceu nesta terça-feira, 14 de janeiro, em Pentecoste, o VII Congresso de Renovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curú. O Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Canindé, Francisco de Sousa Rocha (Chiquinho), participou com funcionários da autarquia. Roberto Lopes, Secretário de Agricultura, foi outro que participou.

Canindé, permaneceu com assento da prefeitura (Agente Público) e SAAE (Usuário).
Garantimos a permanência após a votação de toda plenária.

Fonte: SARH/SAAE
#Seguro 12/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de agricultura anuncia entrega de boletos O Secretário Roberto Lopes, anunciou o início da entrega dos boletos do Garantia Safra 2019/2020. Os presidentes das Associações comunitárias do município de Canindé-Ce, a partir do próximo dia 16, já podem pega-los, na sede da SARH - Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

Este procedimento vai evitar o deslocamento de todos os participantes do programa à sede do município, desonerando gastos de recursos financeiro e tempo. Sem prejuízo a esta estratégia, qualquer agricultor, que não faça parte de associação, pode solicitar o seu boleto na sede da Secretaria, que funcionará no período da manhã, mesmo no recesso.

A data limite para o pagamento do boleto é o dia 31.12.19, e valor é de R$ 17,00 (dezessete reais).
#Abastecimento 05/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura começa a construir torres do Salta-Z A Prefeitura de Canindé, começou a construir as torres para instalação do equipamento do projeto Salta-z - Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água. A iniciativa acontece em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e visa ofertar água de qualidade para consumo de dezenas de famílias.

Afora a torre no Bairro Riacho São Francisco, outra será erguida no assentamento Pedras.

Na segunda-feira (25/11), Júnior Mourão, da Defesa Civil Municipal, esteve no DNOCS, Defesa Civil Estadual, e na Superintendência da FUNASA, onde foi conquistado dois dessalinizadores que serão implantados em Transval e São Luiz
#Agricultura 29/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Canindé recebe alevinos para peixamento de açudes Canindé foi beneficiado pelo o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020, da secretaria de Desenvolvimento Agrário, Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Copea/SDA).

A ação tem o objetivo de estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para que estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do município.

Canindé recebeu entre 80 a 100 mil alevinos, aproximadamente. Outros 600 mil serão para os demais municípios que fazem parte da região.
#Agricultura 18/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria da Agricultura reestrutura escritório do IDACE Percebendo sua desatualização operacional no município, a Prefeitura de Canindé, por intermédio da Secretaria de agricultura e Recursos Hídricos, está articulando a reestruturação do escritório do IDACE - Instituto do Desenvolvimento Agrário, no município.

Os equipamentos foram levados para serem modernizados com novos softwares. Reunião sobre o tema aconteceu em Fortaleza, nessa terça-feira. Logo os interessados poderão buscar atendimentos com informações mais detalhadas, o que não vinha acontecendo, antes. O escritório do IDACE, funciona no prédio da secretaria de agricultura, fruto de convênio entre as partes.
www.caninde.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 18:11:57