CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 31/01/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Assembleia do consórcio regional de resíduos sólidos

Realizada na manhã de hoje (31/1) a Assembleia Anual do Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região do Sertão Central 2 ( Conserce 2) no distrito de Lagoa do Mato (Itatira), com os seis municípios integrantes: Boa Viagem, Caridade, Canindé, Itatira, Paramoti e Madalena.

A assembleia deliberou sobre a distribuição dos "Kits Catadores" que serão entregues no próximo dia 06/02 aos integrantes da cooperativa de catadores de Canindé; a conclusão dos Planos Municipais de Educação Ambiental; e as obras de construção da Central Municipal de Resíduos Sólidos (CMRS).

O Secretário de Meio Ambiente, Alexsandro Justa, e a Chefe de Gabinete, Diana Célia Gomes, representaram a gestão e reafirmaram o compromisso da Prefeita Rozario Ximenes com a política ambiental no município e a doação do terreno onde será instalada a CMRS nos próximos meses.

#MeioAmbiente 18/10/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Cidade limpa | responsabilidade de todos

Uma cidade limpa é sinal de qualidade de vida, com aumento da segurança no deslocamento de pessoas e veículos, desenvolvimento do turismo e comercial local, além de evitar o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como ratos e insetos.

Todos podemos colaborar com a limpeza de nossa cidade:

?amarre bem os sacos plásticos com lixo.

?varra a própria calçada

?descarte o lixo apenas no dia da coleta

?repense seus hábitos de consumo

?não jogue lixo em bueiros e terrenos baldios

Fotos: Residencial Frei Lucas Dolle

#MeioAmbiente 13/09/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Festa de são Francisco 2023: sema faz limpeza do rio Canindé

A Prefeitura de Canindé, por meio de suas secretarias e autarquias, está desenvolvendo uma série de ações preparatórias para a Festa de São Francisco, que acontecerá de 24 de setembro a 04 de outubro de 2023.

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) está finalizando a limpeza do Rio Canindé, no trecho entre a Rua Aristides Rabelo e a Rua Romeu Martins (ponte velha). Além, de realizar capinação e pintura de meio-fio de praças e logradouros públicos.

Segundo o Secretário Alexsandro Justa todas as ações desenvolvidas são acompanhadas pela prefeita Rozário Ximenes, que exige que a cidade fique preparada para acolher bem aos milhares de romeiros, peregrinos e visitantes que visitam nossa cidade-santuário durante os festejos de São Francisco.

#MeioAmbiente 05/04/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Edital auxílio catador e edital agente jovem ambiental

O Programa Estadual Auxílio Catador encerrou suas inscrições para o edital/2023. A iniciativa paga auxílio financeiro, no valor de um quarto do salário-mínimo, aos integrantes de associações ou cooperativas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Canindé foi beneficiado com 70 vagas do Auxílio Catador para este ano.

De acordo com secretário municipal do Meio Ambiente, Alexsandro Justa, está aberto o edital do programa estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) no período de 03 a 16 de Abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link informado abaixo.

https://www.sema.ce.gov.br

http://ambiente.sema.ce.gov.br/aja-edital5.../login.xhtml

#MeioAmbiente 23/11/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Empossados membros do conselho municipal de defesa do meio ambiente

Na manhã desse dia 23 de novembro (23/11), aconteceu a reunião ee posse dos integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canindé (COMDEMA), com missão de iniciar os procedimentos de Licenciamento Ambiental executados no próprio município.

No encontro, os integrantes de diversos órgãos do Poder Executivo, da Câmara Municipal e representantes da Sociedade Civil Organizada discutiram a importância dessa conquista por parte de Canindé, que aliará o desenvolvimento socioeconômico à defesa de um meio ambiente sadio.

#meioambiente

#conselho

#licença

#MeioAmbiente 19/05/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Equipe do consórcio Santa Quitéria apresenta projeto

O Consórcio Santa Quitéria é uma parceria da INB com a Galvani - empresa produtora de fertilizantes fosfatados - para a implantação de um projeto conjunto de mineração. O objetivo da parceria é explorar o urânio e o fosfato, encontrados de forma associada na jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria (Ceará).

Nessa quinta-feira, 19, a equipe de responsabilidade social e comunicação do consórcio esteve apresentando o projeto a Prefeita Rozário Ximenes.

O objetivo do encontro foi compartilhar com o Governo Municipal os benefícios do projeto, tirar dúvidas dos possíveis impactos e reafirmar a importância da participação popular nas audiências públicas. Também foram mostrados os dados gerais do projeto, volumes de produção, e impactos sociais promovidos pela geração de empregos.

Outras autoridades participaram:

Secretários municipais, Diana Célia (gabinete), Socorro Bastos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Alexsandro Justa (Meio-ambiente);

Karlinda Coelho (Presidente da Câmara Municipal).

#minadeitataia

#consórcio

#consorciosantaquiteria

#inb

#galvani

#MeioAmbiente 18/04/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Município faz limpeza de logradouros e retira árvores invasoras de rio

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam o serviço de limpeza de logradouros públicos e retira árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, em declínio vegetativo ou risco de queda no leito do rio Canindé.

As árvores são analisadas por técnicos antes do manejo. Para o Secretário Alexsandro Justa, não se deve descuidar, ainda, da manutenção das bacias de rios e da implementação de políticas habitacionais em zonas de risco.

Em conjunto, esse apanhado de iniciativas ajudaria a enfrentar mesmo situações excepcionais, em que o volume da água da chuva supera abundantemente as previsões, podendo ocasionar enchentes e oferecer prejuízos e outros riscos.

#Meio-ambiente

#governodiferente

#Audiência 02/12/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Canindé realiza última audiência do plano de saneamento básico

Acontece na Câmara Municipal a última audiência pública (exigência legal) que visa debater a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - O encontro serve para esclarecer possíveis dúvidas dos parlamentares.

O 'PMSB' contempla quatro eixos:

Drenagem, água, resíduo e esgoto.

Alexsandro Justa, Secretário do meio-ambiente, em nome da Prefeita Rozário Ximenes, parabenizou os membros do comitê e os técnicos do município, justificando que será a partir da aprovação do parlamento que a cidade ficará apta a receber recursos no contexto ambiental.

A audiência foi presidida pela presidente da CMC Karlinda Coelho.

#MeioAmbiente 08/10/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Participantes do aja recebem kits

A Prefeitura Municipal de Canindé através da Secretaria do Meio-ambiente, fez a entrega de kits do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

Na oportunidade foram apresentados dois projetos de trabalho: Racionamento de água e Coleta Seletiva, segundo informou o secretário Alexsandro Justa.

O AJA é uma política pública permanente do Governo do Ceará, executada pela SEMA, em parceria com a prefeitura, com o objetivo de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#MeioAmbiente 23/09/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Rio Canindé recebe limpeza

A Prefeitura de Canindé, por meio de suas secretarias e autarquias, está desenvolvendo uma série de ações preparatórias para os festejos de São Francisco, que este ano acontece de forma virtual com missas presenciais.

A Secretaria do Meio-ambiente faz a limpeza do primeiro trecho do rio Canindé, compreendendo da rua Aristides Rabelo até a ponte velha. O segundo trecho vai desse ponto até a ponte da ema.

Para essa fase, segundo Alexsandro Justa, secretário, a ideia será a elaboração de um projeto para firmar uma Parceria Público/Privada (PPP).

#MeioAmbiente 13/09/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Técnicos da ‘SEMA' fazem visita ao zoológico

Conforme o que ficou acertado na audiência da quarta-feira, 8 de setembro, entre o secretário do Meio Ambiente de Canindé, Alexsandro Justa, o Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, Frei Gilmar Nascimento, com o Secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, os técnicos da pasta estadual vieram hoje visitar o Zoológico São Francisco.

Mantido pelo Santuário de São Francisco, o zoo abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis. Trata-se de um dos três zoológicos existentes no Ceará e registrados pelo Ibama e pela Semace.

Os gestores públicos municipais e os franciscanos solicitam apoio para reforma do equipamento que também serve como atrativo turístico.

#MeioAmbiente 09/09/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Canindé busca melhorias para o zoológico

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alexsandro da Costa Justa e o Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, Frei Gilmar Nascimento, estiveram em audiência com o Secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 de setembro, tendo na pauta, a solicitação do apoio da SEMA para a reforma do Zoológico São Francisco.

Autorizado por Rozário Ximenes - Prefeita, aproveitando o momento, o secretário Alexsandro solicitou ao titular da SEMA, a cooperação técnica para a criação de uma unidade de conservação (UC), em Canindé e que fica no entorno do zoológico, já ficando agendada para o dia 13 de setembro, uma visita técnica ao município para avaliar a demanda referente ao zoológico.

#MeioAmbiente 13/04/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Agente Jovem Ambiental: Vagas remanescentes serão preenchidas por candidatos do cadastro reserva

A Prefeitura de Canindé está lembrando que a Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou o resultado com a relação dos candidatos selecionados para Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), após a análise da documentação enviada.

As vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos do Cadastro Reserva. A Secretaria fará, em até 30 dias, a convocação para o envio da documentação por meio do seu site e das suas redes sociais. Leia mais em:

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='http://aprece.org.br/blog/noticia/sema-divulga-resultado-da-avaliacao-da-documentacao-do-programa-agente-jovem-ambiental/?fbclid=IwAR1U22l9S5Ug-gKM-Qdk8I55_Ay38xLHiGLGy33zcs5lfFNZrfEPUVkK3Ec'></iframe>

#MeioAmbiente 30/03/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Sema disponibiliza sistema para envio de documentação de selecionados no ‘aja'

A SEMA disponibiliza Sistema Virtual de envio da documentação comprobatória para os candidatos (as) selecionados (as) do Programa Estadual Agente Jovem Ambiental.

O prazo para envio online dos documentos se encerra no próximo dia 2 de abril. O Programa Estadual AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.

#MeioAmbiente 22/03/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SEMA divulga resultado e cadastro reserva para o programa agente jovem ambiental

A pasta informou que será divulgado, até o dia 29 de março, o acesso ao Sistema para envio da documentação, mas os candidatos selecionados já devem começar a preparar os documentos necessários para agilizar o procedimento.

Leia mais em: bit.ly/3vJzQ8X

#MeioAmbiente 10/03/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE AJA | Divulgado resultado preliminar

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), órgão vinculado ao Governo do Estado, divulgou nesta quarta-feira, 10 de março, o Resultado Preliminar dos Candidatos Selecionados e Cadastro Reserva do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

O prazo para recurso ficará aberto até o próximo dia 15 de março.

*Saiba mais em:* bit.ly/3qsqU3S <https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fbit.ly%2F3qsqU3S%3Ffbclid%3DIwAR3ZwXT-3kJqh9PYos-SBUgTrdBq0VGhpPxmC4xCVGNeqwWtKSsmhrvVcSU&h=AT0hcWifUIqmWPgfXmljYGiBpijw-pfyidBWMqo93nU0vqXYxLgevBA2hC9kHbWzYSjheEwYXnS0EUbfPh1rpob8-aFHbnD54yruJCYXlEDtnTHFB-IMahyxtwEorGBFC7H9&__tn__=-UK-R&c%5b0%5d=AT1HuWIqg76DsCo7G35hcsk_1NJOSHh_-1tg67GJlvRFzPIalweKDcWO5D-JyqYK5xeYbF0EPRUSphDfiPvgovqb3m02PVOntLfvmuhUCqEZxSdAfjjPo2y3E9_pSsH9WKNYHMU8yoZ7YYZQo5sjNZzoBCkfg1HTmi6Idb2d7hstWvE>

#MeioAmbiente 21/01/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretário anuncia ampliação do número de catadores para receber benefício financeiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria municipal do Meio-ambiente, deu uma notícia boa para os recicladores do município. O Secretário municipal do Meio-ambiente, Daladier Feitosa, anunciou a ampliação da quantidade de catadores de lixo para receber ajuda financeira.

No final do ano passado o gestor confirmou que pelo menos 30 iriam receber o auxílio financeiro - Agora, segundo o secretário, essa quantidade deve ficar entre 130 a 150; um recadastro foi realizado nessa quarta-feira (20).

O governador Camilo Santana dia 28/12 sancionou o programa Auxílio Catador como política pública permanente. A medida concede benefício mensal de ¼ de salário-mínimo (R$ 272,00), por mês, aos catadores que atuam na coleta de resíduos sólidos.

#MeioAmbiente 03/12/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Limpeza do rio chega na reta final

A Prefeitura de Canindé, por meio da secretaria do meio-ambiente e da secretaria de infraestrutura, está finalizando a limpeza do rio Canindé, na sede do município.

O Serviço foi uma determinação da Prefeita Rozário Ximenes.

Nessa etapa, máquinas e caçambas estão sendo utilizadas, pois, o trecho nas proximidades da Basílica necessita de drenagem e piçarramento.

O Secretário Daladier Feitosa confirmou a falta de consciência da população que joga tudo no leito do manancial, como é o caso, dos esgotos de imóveis.

Para o gestor o poder público precisa de mais compreensão; o rio não merece, muito menos a cidade, principalmente nesse período natalino.

#Limpeza 04/06/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Profissionais da limpeza recebem fardamento e Epis; também foram entregues galpão novo e tambores

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Infraestrutura do município, comunicou na manhã dessa quinta-feira (4), a entrega do galpão novo da limpeza pública.

Segundo o secretário, o engenheiro Pedro Feitosa, foram entregues tambores novos, fardamento novo aos garis e outros profissionais, como também, mais equipamentos de proteção individual - EPIs aos profissionais.

Ficou acertado com a empresa encarregada pelo serviço de limpeza o aumento gradativo da quantidade de tambores.

O Governo Municipal aproveitou o momento das novidades para pedir o apoio da população na manutenção da cidade limpa e conservação dos coletores de lixo.

www.caninde.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 00:34:28